Vanessa Chrystie
A natureza é a rocha mãe, a pedra de toque do meu trabalho.
Emergir no mundo natural, em silêncio, poder ouvir, sentir, entender e absorver é o meu ser e o meu estar.
Comecei por o desenhar, e pintar, através de flores.
Há muitos anos questiono a nossa relação com a natureza, a importância da paisagem esculpindo a minha personalidade, a personalidade de cada um de nós, e vice-versa, as paisagens que vamos todos criando.
Esta pesquisa, é agora confrontada com o caos, um estado crítico de rutura, da fauna, da flora, dos equilíbrios a extinguirem-se rapidamente, já aqui, à nossa beira.
Este é o sinal de alarme tocado a rebate...e quem o ouve?
Registo-o através do desenho a grafite, da aguarela, da tinta da china, do guache e do lápis de cor, sobre o grão do papel, do veio da madeira, da textura e do toque do tecido.
Paralelamente, trabalho o barro, transformo-o em cerâmica evocando joalharia, reciclo vidro, faço fotografia, cianotipia, impressão e tingimento com taninos e cores naturais, sobre diferentes materiais, com a obsessão do respeito pela natureza.
Vanessa Chrystie, 2022
Currículo
Vanessa Chrystie
Nasceu em Londres, em 1972.
Cresceu entre Inglaterra, Espanha e Portugal.
Formou-se em Pintura, no Ar.Co , em Lisboa, no ano de 1998, concluindo o Curso de Artes Plásticas Avançadas em 2000.
Estudou em vários departamentos do Ar.Co .
Tirou o curso de Joalharia Artística na Escola de Joalharia Contacto Directo, em Lisboa, de 2007 a 2010, e em 2010 concluiu o workshop de ilustração científica, com o Dr. Pedro Salgado, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Começou a sua carreira como Artista Plástica em 1999, trabalhando sempre a pintura e o desenho, complementando o trabalho com fotografia e cerâmica, e com o ensino de artes em instituições particulares.
Trabalhou com várias galerias nacionais - Art-to-fit, 2000-2007 (Galerista Nuno Cardoso) Lisboa, Galeria Pedro Serrenho, 2007-2008, e Art Hobbler, 2008-2012, em Lisboa e no Porto.
Está representada com as suas obras em colecções públicas e privadas em Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Suécia, Dinamarca, Austrália, Singapura, Marrocos e Trinidad e Tobago.
Paralelamente à sua atividade artística, tem desenvolvido atividades de formação, ateliers e oficinas de artes plásticas (Teatro Viriato, Município de Viseu, ACERT Tondela...) Atualmente trabalha com a galeria Arte Periférica em Lisboa, tendo a próxima exposição agendada para o dia 21 maio.
Exposições na galeria Arte Periférica: