Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

“The more I give”, 2012<br>técnica mista sobre tela, 140x100 cm

Ver

Exposição anterior:

Paula Sousa Cardoso

You promised me poems

de 2012-09-08 a 2012-10-10

Tendo como ponto de partida a música “Poems” da autoria de Tricky, a série de desenhos “You promised me poems” vem no seguimento conceptual e formal de obras apresentadas anteriormente nas exposições “Matière à Réflection”, “Can you see it more clearly now?” e “You still can´t see it, can you?”. São projeções de introspeções, apresentações de amálgamas de imagens da História de Arte, do Real e do Irreal, de letras de músicas, no fundo, de elementos que habitam em mim.

“You promised me poems” funciona como um processo de catarse perante a instauração e inauguração de sentimentos que as sociedades contemporâneas enfrentam, nomeadamente a  ortuguesa, perante situações de crise, de insegurança e, consequentemente, de desconforto. O confronto com deceções e angústias, como se todas as promessas que nos foram feitas,  mesmo as herdadas culturalmente, caíssem por terra, leva-nos a refletir sobre a (nova) condição humana e sobre a necessidade de criação de subterfúgios que nos distraiam.

O clima que se vive, algo sombrio e assustador, é camuflado por cores e flores, metáforas para poemas. Recordando Boris Vian na obra “A Espuma dos dias” temos que rodear-nos constantemente por flores para impedir que os nenúfares cresçam e se multipliquem nos nossos pulmões, asfixiando-nos.

Temos que aprender a enfrentar as armaduras de poderosos animais, versões macro do “Rinoceronte” de Dürer, e tentar esquecer as revelações que anunciam e prometem o final do mundo.

Mas, é ainda neste cenário que surge Nemesis (vingança) que, em ordem a manter o equilíbrio universal, procura abater toda a desmesura, como o excesso de felicidade de um mortal. E é neste constante confronto entre os opostos, o Bem e o Mal, entre a ficção (e os seus poemas) e a Realidade que se introduzem algumas variáveis de sistemas abertos e se vislumbra a teoria do caos e o chamado efeito borboleta, projeto que irei desenvolver posteriormente.

“The more I give”, 2012<br>técnica mista sobre tela, 140x100 cm
“Hovering on the imprecise limits of beauty” (díptico II), 2012<br>técnica mista sobre papel, 100x140 cm
“Hovering on the imprecise limits of beauty” (díptico I), 2012<br>técnica mista sobre papel, 100x140 cm
“These are flowers, not poems”, 2012<br>técnica mista sobre papel, 140x100 cm
“Jusqu´á ici tout va bien”, 2012<br>técnica mista sobre papel, 140X100 cm©
“Le clair et l’obscur”, 2012<br>técnica mista sobre papel, 140X100 cm©
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×