Exposição anterior:
Clara Leitão
A porta aberta guarda tudo | The open door holds everything
de 2023-09-30
a 2023-11-10
A porta aberta guarda tudo
Uma porta aberta é uma passagem para outro lugar. Esse lugar pode ser familiar, como um quarto da nossa casa.
Se imaginarmos a vida do indivíduo como um quarto maior ou menor, torna-se evidente que quase todos aprendem apenas a conhecer um canto desse quarto, aquele lugar em frente da janela, aquele raio em que se movem e onde encontram uma relativa segurança.
Pode também ser o mundo inteiro. Abrimos uma porta para sair, para entrar, ou só para espreitar. Abrimos portas porque precisamos de deixar alguma coisa para trás. Mas as portas não servem apenas como passagens. Servem também para guardar, proteger, esconder – uma porta entreaberta é tão apelativa quanto aterradora, mas é, sobretudo, um convite. Do outro lado esperam-nos não só lugares, como também outros seres. Podemos até vir a descobrir que mesmo esses seres são passagens para o desconhecido.
(...) não somos prisioneiros. Nenhum alçapão, nenhuma armadilha nos ameaça. (...) Se existem terrores, esses terrores são os nossos, se há abismos, se há perigos, devemos esforçar-nos por amá-los. (...) Todos os dragões da nossa vida são talvez princesas que esperam ver-nos, um dia, belos e corajosos. *
*excertos de Cartas a um Jovem Poeta de Rainer Maria Rilke