Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

<br>©

Ver

Exposição anterior:

Catarina Machado

Forças | Forces

de 2023-06-02 a 2023-07-07


 

Na arte, e na pintura como na música, não é questão de reproduzir ou inventar formas, mas de capturar forças. Por esta razão nenhuma arte é figurativa. A famosa fórmula de Paul Klee  -“Não pintar o visível, mas fazer visível” – não tem outro sentido.

Deleuze, Lógica da Sensação

 

Como capturar as forças que nos moldam? Como captar numa imagem a sensação que elas nos impõem, deformando-nos mais do que nos transformando. Não se trata aqui de representar os seus efeitos, na multiplicidade de elementos que por elas se compõem e decompõem, mas sim de devolver a convulsão que nos arrebata quando nos descobrimos imersos no acaso, incapazes de discernir o que nos é interno e externo, o que em nós comanda e é comandado.

Ergue-se então uma sensação intensa: o momento em que somos mergulhados num corpo a corpo com o universo. As forças inteiras do cosmos em nosso redor. Nós próprios como parte das forças naturais. A linha ténue entre as profundas trevas e a radiosa luz do céu, entre a harmonia e o terror.

Como perpetuar a calma de quem flui em equilíbrio seguro sobre as ondas ou então, de súbito, essa ansia sôfrega de quem emerge como quem nasce e respira pela primeira vez?

Podemos pretender propor aqui apenas uma metáfora sobre a vida inteira, algo abstrato, mediando de forma sublime o nosso acesso a uma ideia estética que tanto nos esmaga quanto nos expande para além do comportável. Pode ser afinal uma experiência carnal, imediata, onde um mar verdadeiro se faz casa, universo, cidade e cosmos. A perpétua variação entre o caos e o traçar de um território frágil.

 Pode ser a imagem possível de breves segundos de imersão que nos revelam milénios de expansão da vida por entre as forças que a esmagam como a erguem e com quem aprendeu a fazer do acaso um meio disponível para os seus fins. Pode ser mais ainda a realização de quem se embrenhou no próprio ritmo da matéria e se envolve agora no percorrer de um tempo, onde um instante demora horas a registar, onde a eternidade se traça num movimento.

Quando concretizadas, estas imagens surgem como a afirmação madura de toda uma mestria alcançada na composição estética. Esta não se confunde nem por um segundo com a perícia técnica que não podem deixar de implicar. É um saber profundo sobre os materiais, sim, mas menos sobre as suas propriedades físicas, perenes na sua materialização, e muito mais sobre como podem eles incorporar sensações vivas, intemporais na sua configuração. Uma memória, que não cabe em nenhum corpo individual, em nenhuma alma pessoal.

Um puro devir-fluido onde já não é mais possível reconhecer fronteiras entre a obra e a autora, entre a vontade e o acaso.

Entre a necessária permanência das forças e a sempre fugaz espuma dos dias.

Rui Mascarenhas

Miramar 2015-2023



<br>©
<br>
<br>© Catarina Machado, Serenidade,  2023, esmalte sobre tela , 90 x 200 cm .jpeg
<br>© Catarina Machado, Impulso 2023, esmalte sobre tela , 90 x 200 cm .jpeg
<br>© Catarina Machado, Efervescente, 2023 , esmalte sobre tela, 50 x 50 cm .jpeg
<br>© Catarina Machado, Efervescente, 2023 , esmalte sobre tela, 50 x 50 cm .jpeg
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×