Exposição anterior:
Nu Barreto
FUNGULI SAPIENS - Homem Moderno
de 2016-09-24
a 2016-11-03
FUNGULI SAPIENS
Esta exposição, cujo título faz um composto enigmático, é a continuação de uma saga intervencionista do conceituado artista plástico Nú Barreto, a partir de uma ideia centrada na visão da sua própria realidade, enquanto originário da Guiné-Bissau e da África Negra.
E sabido a segunda parte da composição como título, cumpre então antes dizer da primeira parte que: funguli é um termo crioulo, por sua vez, com origem na língua mandinga, para significar consequências de alguma sujidade qualquer, normalmente, provocada pela poeira, capaz de provocar confusão visual, no caso de afectar os olhos; capaz de revelar uma cor diferente no cabelo, no caso de o afectar; ou ainda, - o mais comum - capaz de revelar um tom polvoroso no corpo, no caso de afectar a pele.
Como um dos preciosos inconformados perante o sofrimento gratuito alheio, começou por expressar a referida ideia, primeiro, numa série de obras que chamou de : Pretu Funguli, tendo em conta e, para retratar as dificuldades no dia-a-dia do seu povo, entretanto passíveis de superar, basta para isso o profundo apelo ao que de melhor existe na natureza Humana. E agora, nesta fase da mesma, intitulada: Funguli Sapiens, sendo ele também, um experimentado cidadão do mundo, passou então a trazer, sempre através das telas, o que tem sido os efeitos dessa nossa, cada vez mais, falta de humanismo e sentido de solidariedade, na forma como vivemos em sociedades.
Funguli Sapiens, veio, nada mais, nada menos, lembrar-nos que, apesar de andarmos na ilusão de que atingimos o ponto alto da civilização, somos criaturas vulneráveis. E o quanto continuaremos vulneráveis, a flutuarmos nesse enorme vazio da ganância, se, no lugar de zelarmos pela coesão e harmonização, na busca da satisfação das nossas necessidades mais básicas ou mais elevadas, preferirmos o individualismo e a brutalidade.
Flaviano Mindela dos Santos
Ver o Catálogo